setembro 13, 2007

O tempo voa...


Ja estou aqui ha 5 meses, o tempo passou voando e nem senti dor! Posso dizer que estou quase 80% boa no ingles, mas para se ter fluencia, o caminho e' longo. Estudo numa otima escola. Pequena, 5 alunos por classe (6 em alta temporada,rs), dois brasileiros. Meu progresso aqui foi impressionante, durante estes meses cheguei ao nivel maximo daqui da escola, e olha que comecei do zero!

Agora ja posso fazer um happy so' com australiano e entende-los (preciso de uns choppinhos, mas entendo!). Assumo que nao 100%, mas bastante coisa. Afinal, para se entender um australiano (particularmente o povo daqui do estado de Queensland, onde moro) e' preciso ANOOOOOSSSS de convivencia. Eles sao super-preguicosos. Quando a palavra tem 3 ou mais silabas, pq nao abrivar?: mosquitos: mozzies, barbecue: barbie, sunglasses: sunnies, see you!: seeya!, Australians: ozzies, O mais engracado e' que tudo termina com "ie". Mas nao entrem em panico, tenho aulas com professores britanicos, so uma professora e' australiana, afinal, alguem precisa nos ajudar a (sobre)viver por aqui!

E' logico que ainda faco cara de feliz qd dizem algo que nao entendo, e respondo algo sem nocao? "Priscila, vc esta gostando de Airlie Beach?" "ah! sim e' verde e amarelo".

Mas um fato interessante aconteceu no final de semana. Fui a uma festa na praia e um cara de Sydney veio conversar comigo!!! MEU DEUS!!!!! ENTENDI CLARAMENTE!!! e percebi como o povo daqui tem sotaque foRRte. Foi uma das vezes que realmente consegui ter um dialogo com comeco, meio e fim...(pena que o fim foi so' conversa!rsrs).

O mais gratificante e' ouvir radio (o que faco frequentemente) e entender quase tudo que se fala. E quando escuto uma musica entao??? Como e' prazeroso entender o que a letra esta dizendo.

Alem da escola, devo muito a Quei (dona da casa onde moro). Ela e' impressionantemente (ufa..existe essa palavra?) boa em grama'tica e tem a paciencia de sentar comigo e me corrigir...pudera, depois de 9 anos vivendo aqui (e mais alguns de Cultura inglesa) ela fala fluentemente. O Jamie, da Colombia, esta morando conosco. O mais engracado e' na hora do jantar, conseguimos falar portuespaninglish...uma confusao divertida!

E para finalizar uma declaracao de amor: ESTOU APAIXONADA PELO INGLES BRITANICO. So agora pude realmente perceber como o americano e' "estranho".

E' isso.
Bjs

6 comentários:

Unknown disse...

Prixilinha,
Amei este post... Acho que foi o mais longo de todos... (rs) Que bom que os seus objetivos estão sendo alcançados. Vai arrasar, quando voltar para a "terrinha"...
Beijokas e fica com Deus,
Paty

Anônimo disse...

SHOW!

Anônimo disse...

VEJO QUE VC REALMENTE ESTÁ APROVEITANDO BEM, APREDENDO E SE DIVERTINDO!!! QDO VC VOLTAR VAI VER QUE FOI UM ÓTIMO INVESTIMENTO PROFISSINAL E PESSOAL!! SÓ FALTA ARRUMAR UM LOVE POR AI!!!!!!

VOLTA LOGO!!! NÃO ESQUEÇA MINHA ENCOMENDA!!!

BEIJOS JUBA!!

Anônimo disse...

Puxa vC já vai voltar! Nem fez falta,ah,ah,ah!

Seu texto ficou ótimo adorei!

Bijos mil
Cassia

Doula Catia Ciccotelli disse...

Ei Pri,

Qdo voltar vai dar aula pros amigos tupiniquins, hein? Entrei em uma escola de inglês, mas p/ falar fluente... Saudades, divirta-se muuuito!!!!! Bjs! As fotos ficaram lindas! Q lugar, hein mocinha!!!

Unknown disse...

Eu sempre te disse que o único ingles que prestava era o britânico...rs
bjs e saudades